Publicidade

Polícia Civil na Costa do Descobrimento tem novo coordenador

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou decreto, nesta quinta-feira (24), promovendo a troca no comando da Polícia Civil na Costa do Descobrimento.

O delegado Wendel Ferreira foi exonerado da chefia da 23ª Coorpin, a Coordenadoria de Polícia do Interior em Eunápolis, após um ano no cargo. Para o lugar, foi nomeado o delegado Moabe Macedo Lima, que no início do mês havia assumido como titular da Delegacia Territorial em Jaguaquara, no Sudoeste do estado.

A mudança foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado. Ainda não foi publicada nomeação de Wendel Ferreira para novo cargo.

Com sede em Eunápolis, a 23ª Coorpin também abrange os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Guaratinga, Itabela, Itapebi, Itagimirim e Belmonte.

Moabe Macedo Lima possui 22 anos de experiência na área policial, com passagens pela Polícia Militar por 11 anos e meio e pela Polícia Rodoviária Federal por 2 anos e meio.

Na Polícia Militar, atuou em operações de inteligência, com destaque para a participação na antiga Unidade de Operações da Coordenadoria de Missões Especiais e no antigo Núcleo de Inteligência do Ministério Público. Na Polícia Rodoviária Federal, trabalhou por 2 anos no policiamento de fronteira entre Argentina e Paraguai e por 6 meses na inteligência correcional, no Núcleo de Assuntos Internos.

Como delegado de Polícia, foi titular da Delegacia Territorial de Brejões por 10 meses e, em seguida, transferido para a Delegacia Territorial de Jequié, onde permaneceu por mais de 4 anos e meio. Também atuou por mais de 2 anos e meio na Delegacia Territorial de Maracás, antes da transferência para Jaguaquara.

É bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado duas vezes em Inteligência de Segurança — pela UNISUL e pela Acadepol da Polícia Civil da Bahia — e também pós-graduado em Gestão de Segurança pela Faculdade de Vitória.

 Após a exoneração da 23ª Coorpin, Wendel Ferreira agradeceu, em nota, à imprensa local e regional pela parceria durante o período em que esteve à frente da coordenadoria.

“A cada jornalista, radialista, repórter, comunicador e profissional da mídia que apoiou a divulgação do trabalho da Polícia Civil, meu muito obrigado. Vocês foram essenciais na construção de uma comunicação transparente com a sociedade, ajudando a fortalecer a confiança da população nas instituições de segurança pública”, declarou.

Wendel Ferreira tomou posse como coordenador da 23ª Coorpin no dia 15 de abril do ano passado. Antes disso, chefiava a Delegacia Especializada de Proteção ao Turista (Deltur) em Porto Seguro.