Publicidade

Delegado Moisés Damasceno deixa a coordenação regional da Polícia Civil

Após seis anos como titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), o delegado Moisés Damasceno está deixando o cargo. Ele assumirá a 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, no lugar da delegada Valéria Fonseca. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da Bahia desta terça-feira (11).

A nomeação do novo coordenador da 23ª Coorpin em Eunápolis – que abrange os oito municípios da Costa do Descobrimento -, ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado. O cargo será ocupado pelo delegado Paulo Henrique de Oliveira, anteriormente titular na Delegacia de Polícia de Brumado, no Sudoeste baiano.

Além disso, Valéria Fonseca, que está deixando a chefia da 8ª Coorpin, assumirá a titularidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Teixeira de Freitas, de acordo com as apurações do site.

COMBATE À CRIMINALIDADE – Moisés Damasceno tem prazo de 10 dias para assumir a 8ª Coorpin, que tem uma grande área de abrangência, totalizando 13 municípios. Segundo ele, a primeira medida, ao assumir, será buscar conhecer a realidade da região.

O delegado adiantou que seu principal objetivo é aumentar o número de elucidação de crimes. Para isso, pretende trabalhar em parceria com outros órgãos de segurança pública e também junto ao Ministério Público e ao Judiciário.

“Pretendo me unir às equipes que já estão trabalhando na cidade e usar, de forma eficiente e racional, os recursos humanos e de logística disponíveis na coordenadoria, além de trabalhar em parceria com as demais forças de segurança e poderes constituídos para fortalecer o combate à criminalidade”, afirmou.

CARREIRA DE DESTAQUE – Moisés Damasceno é um dos nomes mais respeitados da Polícia Civil baiana, onde atua há 25 anos. Em 2001, assumiu pela primeira vez como delegado, no município de Itabela. Menos de dois anos depois, deixou o cargo para ser titular da Delegacia de Eunápolis.

Em seguida, foi nomeado coordenador da 23ª Coorpin, em sua primeira passagem pela unidade.

Damasceno foi transferido de Eunápolis para ser titular da 6ª Coorpin, em Itabuna e, na sequência, assumiu a diretoria do Departamento de Polícia do Interior (Depin). Depois, foi diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), em Salvador.

Em 2017, o delegado voltou a ser titular da 23ª Coorpin.

REDUÇÃO DE MORTES VIOLENTAS – Entre seus maiores feitos durante essa segunda passagem pela Coorpin em Eunápolis, Damasceno cita a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), categoria que abrange homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com morte.