A professora Iracy Pereira dos Reis, primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Eunápolis, morreu na noite de quarta-feira (2), aos 78 anos.
Conhecida como defensora fervorosa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora, ela havia retornado, há alguns anos, à sua terra natal, a vila de Iraporanga, no município de Iquara, Chapada Diamantina, após se aposentar.
Pessoas próximas informaram que Iracy foi levada ao hospital após uma queda no banheiro, e posteriormente teve um infarto.
O velório e o enterro estão programados para hoje quinta-feira (3), na Fazenda Canguçu, pertencente à família, no município onde ocorreu o falecimento.

Iracy exerceu o cargo de vereadora entre 1997 e 2000 e foi uma das fundadoras do PT no município, ao lado de figuras marcantes da política local, como Melquíades Espíndola e Lucas Leite, ambos já falecidos, Zezinho Carneiro e Sumário.
“A dedicação de quase quatro décadas a Eunápolis a consagra como uma professora nata”, concluiu Maia.
A APLB Sindicato de Eunápolis anunciou a suspensão do expediente nesta quinta-feira em homenagem a Iracy Pereira dos Reis. “A educadora foi reconhecida pela determinação e integridade”, diz a nota.
A entidade sindical ressalta ainda que as contribuições de Iracy continuam sendo um marco para aqueles empenhados na construção de uma sociedade justa e in