Dois estudantes de escola pública de Porto Seguro alcançaram 960 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Francesco Monaco e Lorena Santos Cabral, ambos de 18 anos e alunos do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEB), garantiram uma das notas mais altas do exame. Neste ano, nenhum candidato da Bahia atingiu a pontuação máxima de 1000.
O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Em entrevista, os estudantes compartilharam suas trajetórias e as emoções ao receberem o resultado.
Francesco Monaco, aluno do período noturno, ressaltou o valor do esforço pessoal. “Fiquei muito feliz, foi uma grande conquista. Eu estudava mais de cinco horas por dia”, revelou. Francesco agora almeja uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele vê o Enem como a concretização de um sonho de longa data.
Lorena Santos Cabral, moradora do Baianão, detalhou a dedicação que a levou ao sucesso. “Sempre estudei em escola pública, no período noturno. Além disso, faço parte do programa Jovem Aprendiz pelo Senac, que iniciei em outubro do ano passado”, destacou Lorena.
OUTROS ESTUDANTES DO CIEB COM NOTAS ALTAS Além de Francesco e Lorena, outros oito estudantes do CIEB de Porto Seguro também se destacaram, conquistando notas entre 680 e 880 na redação do Enem. O exame é uma das principais vias de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo adotado por universidades públicas e privadas em todo o